Casa do Amigo

Apresentação

A Casa do Amigo surgiu como projeto após o nascimento do nosso filho menor em 2015, hoje com 2 anos, ele ao nascer apresentou as características da Síndrome de Down, fomos avisados pela equipe médica do hospital e dali podíamos nos questionar: Do porquê conosco ? Ou poderíamos pensar porque não, com a gente ? Quem seria esse ser que habitaria um universo até então desconhecido para a nossa experiencia de pais ? Decidimos nos permitir conhece-lô.

E foi permitindo viver as angustias, as dúvidas, as incertezas, os preconceitos, os medos, que começamos a perceber como os pais ficam desprovidos de apoio, de orientação, de escolhas, além das dificuldades reais e as imaginárias e as inimagináveis que também cercam este universo.

E foi pensando nesse acolhimento que surgiu no final do ano de 2017 a ideia de trabalhar com os pais e a criança com deficiência intelectual, decorrente da Síndrome de Down. Acolher os pais, olhar para a criança, e acima de tudo ter um espaço para falar, ouvir, trocar experiências e criar possibilidades para além das dificuldades vividas. Porque ao longo desses 2 anos de vida do Miguel, percebemos que as alegrias, surpresas e superações foram maiores do que as angustias e as incertezas. E foi assim, refletindo e vivendo, vivendo e refletindo incansavelmente, que a Casa do Amigo começou a tomar forma e hoje se apresenta neste projeto inicial.

Queremos contar com o apoio de pais de crianças com Síndrome de Down, de parceiros, de amigos, associados ou não, e de profissionais que possam interagir e auxiliar nos objetivos desse projeto. O espaço existe e estará aberto a todos aqueles que dele precisarem, dentro dos objetivos traçados no projeto e aqueles que, de alguma forma, queiram abraçar essa causa e contribuir, dedicando suas experiências àqueles que dela necessitarem.

Idealizadores:

Renato Nunes Seara
Pai do Miguel e Gabriel
Engenheiro Civil e Seg. do Trabalho
Licenciado em Matemática

Renata Soriano de Sales Seara
Mãe do Miguel e Gabriel
Psicóloga Clinica
Especialista em Orientação à Família

Natalia da Silva Nunes
Tia avó do Miguel e Gabriel
Incentivadora do Projeto
Advogada